Macaca! Negra fedida! Viado nojento! Matem esses pichadores! Cadela! Puta! Tomara que tu morra, sua gorda!
Aquela sensação de “Putz, por que eu li isso?!” já passou pela sua cabeça? A internet tem sido o meio “eficiente” para destilar ódio a adversários que, na prática, são tratados como inimigos a serem combatidos de todas as formas. E em grande parte o debate some e os ataques chulos imperam.
Por permitir o anonimato e por parecer um terreno em que prevaleceria a impunidade, cada vez mais a Internet concentra discursos explicitamente criminosos que incitam severas discriminações. As manifestações nas diversas esferas da web despertam cada vez mais discussões que vão da liberdade de expressão à área jurídica como forma de solucionar os chamados “crimes de ódio na internet”.
Para discutirmos Ódio na Internet, o programa Ruído de hoje contará com a presença da mestranda em Direito Andressa Nichel, que estuda o ódio na web junto ao Núcleo de Direito Informacional (NUDI UFSM), e da jornalista e estudante de Direito da Unifra Carolina Bonoto, que estuda a questão da LGBTTfobia. O programa vai ao ar às 19h15, pela Rádio Armazém. Vai perder?
Sintoniza aí www.radioarmazem.net