Era um Trabalho de Conclusão de Curso. Virou um livro. A estudante de jornalismo Vanessa Barbara com certeza não esperava que seu estudo sobre o Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo-SP, a levasse tão longe. Hoje ela é repórter da revista piauí, e faz exatamente o que mais gosta, jornalismo literário.
No livro encontramos as mais diversas histórias que Vanessa conseguiu coletar em quase um ano de observação na 2ª maior rodoviária do mundo. Encontramos a verdadeira história, que é a micro-história, história da vida de gente simplesmente normal, desde a atendente do balcão de informações até a do viajante que acabou de chegar de Parnaíba (com N sim, lá no Piauí). Além disso, a pesquisa acadêmica é apresentada com recortes de jornais da polêmica época da construção e abertura do terminal, quando a política parecia muito mais importante que o conforto dos passageiros.
O texto é carregado de bom-humor, tanto quando descreve o caos paulistano como quando narra os constrangimentos pelos quais a repórter passa pela burocracia do terminal. Vale a pena ler.
pelo viés de Mathias Rodrigues, em 13/11/2010