OS PASSOS EM COLONIA: Colonia, situada na beira do Rio do Prata e fundada em 1680, é hoje considerada Patrimônio da Humanidade. O terceiro maior departamento do Uruguai, que tem como Colonia sua capital, foi disputado por impérios que desejavam usufruir da posição geográfica estratégica. A Coroa portuguesa não ficou de fora e dominou a região por várias décadas. Nos dias sem nuvens, pode-se ver tranquilamente os prédios mais altos de Buenos Aires.
Situada a menos de 200 km da capital uruguaia, Colonia é o destino tranquilo para quem quer ir de buquebus para a Argentina ou simplesmente deseja conhecer a cidade histórica, tipicamente portuguesa, e caminhar por suas praias de rio. Colonia é bela e simples, tem pés de plátano por várias ruas, um aquário interessante, uma antiga praça para touradas e casas históricas que hoje são restaurantes ou ateliês.
Muito mais que o local de passagem entre Buenos Aires e Montevideo, a pequena cidade deve ser conhecida a pé ou através de pedaladas. Além de ser fácil alugar uma bicicleta, o trânsito em duas rodas é tranquilo, comum e seguro.
OS PASSOS EM COLONIA, pelo viés da colaboradora Júlia Schnorr*