Rio Grande é uma cidade ao sul do estado do Rio Grande do Sul, fundada em 1737 e São José do Norte, fundada em 1738, é a sua “companheira” do outro lado do canal que liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico. O passeio de balsa entre as duas custa apenas R$2,00 e dura aproximados 30 minutos com direito a respingos d’água no corpo. Contudo, a paisagem abissal é o que mais encanta. A vastidão da água que separa duas cidades que se enxergam. As torres da igreja católica de uma com os andaimes do porto da outra. O passado desenhado na arquitetura das duas cidades que, com boas notícias, está sendo aos poucos restaurado através de programas de incentivo à preservação de prédios históricos. Tanto o passeio pelo centro de Rio Grande, com o mercado de peixes e seus museus, quanto o passeio pela pequenina São José do Norte são merecedores de horas e atenção. A região sul do Rio Grande do Sul e suas características díspares, como o vento no litoral e a umidade do inverno, além do sotaque diferenciado do resto do estado, são belezas dignas de serem conhecidas.
Rio Grande e São José do Norte: visite com parcimônia.
- Porto antigo de Rio Grande. Ao fundo, a cidade de São José do Norte.
- Por todos os lados, barcos.
- Cão estátua sobre monumento à imigração japonesa.
- Porto antigo de Rio Grande com o mercado de peixes ao fundo.
- A grandeza do canal da Lagoa dos Patos.
- Casas dos pescadores beirando a água.
- Edificações do século XVIII em São José do Norte.
- A simplicidade das ruas de São José do Norte.
- O passado recente também está presente.
- Edificação sendo restaurada. Pela proximidade do mar e da lagoa, os artefatos em ferro dos antigos palacetes roeram facilmente pela força da ferrugem.
- São José do Norte.
- São José do Norte.
- São José do Norte.
- Enquanto o Balneário do Cassino, em Rio Grande, festeja Iemanjá, São José do Norte, de cultura mais católica, festeja Nossa Senhora dos Navegantes.
- São José do Norte.
- Porto antigo de Rio Grande.
- Embarcações que fazem o translado Rio Grande-São José do Norte por R$2,00 por pessoa.
- O passado nos carros e na arquitetura de São José do Norte.
- São José do Norte e ao fundo os edifícios da “companheira” Rio Grande.
- Ruelas ao estilo português no centro de Rio Grande. Nesta imagem, um único prédio religioso, porém, dividido pelas cores: na parte branca, rezavam os “brancos”. Na parte mais escura, eram rezadas as missas para os negros. Hoje, a parte que pertencia à igreja negra foi transformada em um museu sacro.
O cenário bucólico de São José do Norte. Posto de combustíveis à beira da Lagoa. Monumento à imigração japonesa em Rio Grande. Jardim interno dos antigos casarões de Rio Grande. O banho na Lagoa. Antiga Alfândega de Rio Grande. Ao som do violino, o centro de Rio Grande.
ENTRE RIO GRANDE E SÃO JOSÉ DO NORTE, pelo viés de Bibiano Girard
Só vi agora essa edição..que massa. Pretendo fazer esse passeio logo, logo 🙂