No sentido de ampliar a proposta da revista o Viés não só com os temas já conhecidos mas também de abrir novos espaços de colaboração e compartilhamento, uma série de pessoas e coletivos, com seus acúmulos e perspectivas, também passam a construir o Viés. Nosso desejo é de que mais vozes se somem ao processo de produzir conteúdo, deixando de serem apenas pautas, fontes e leitoras para se tornarem também catalisadoras de uma construção plural, dando vazão e voz à série de demandas que nos une.
Essas novas vozes serão os colunistas fixos da revista. Dez pessoas e coletivos engajados com temas próximos àqueles com que a revista o Viés trabalha, a escrever mensalmente sobre suas opiniões e constatações sobre temas que vão desde a relação entre mídia e criminalidade, a expressões culturais da periferia, até a discussão sobre espaços públicos, entre tantas outras possibilidades.
Mas não se preocupe: além dos colunistas, ainda mantêm-se as colaborações que qualquer pessoa pode enviar para a revista. Para saber mais, acesse o Colabore.
Saiba mais sobre nossos colunistas:
Alcir Martins. Alcir é graduado em História e servidor técnico-administrativo em educação da UFSM. Atualmente faz mestrado em Ciências Sociais, também na UFSM, e participa da gestão do sindicato dos TAEs, a ASSUFSM.
Atílio Alencar. Atilio é produtor cultural, midialivrista e aspirante a escritor, formado em História pela UFSM e egresso do ativismo em educação popular.
Calvin Furtado. É jornalista formado pela Urcamp e estudante de Ciências Sociais na UFRGS. Trabalha com jornalismo e cinema, desempenhando as funções de diretor de produção, roteirista, produtor de conteúdo, produtor cultural, repórter, fotojornalista e assessor de imprensa.
Caue Jacques. É MC, integrante do grupo de rap santamariense Nova Beat e membro do Coletivo de Resistência Artística Periférica, que reúne diversos artistas de Santa Maria ligados à cultura Hip Hop e organiza atividades como o Guerrilha da Paz e a Batalha dos Bombeiros. Além de MC, Caue é escritor e ministra oficinas de rima em escolas públicas do município.
GAPIN. O Grupo de Apoio aos Povos Indígenas é um coletivo com sede em Santa Maria, mas que atua em todo estado nas diferentes frentes de luta dos povos indígenas.
Iuri Müller. Iuri é jornalista formado pela UFSM e mestrando em Escrita Criativa pela PUC-RS. Além de sua colaboração no Viés, o jornalista mantém o blogue Calle Soriano.
Jornalismo B. O Jornalismo B É um site de análise crítica da mídia. Além disso, veicula mensalmente um jornal impresso gratuito nas ruas de Porto Alegre.
Luiz Henrique Coletto. Luiz Henrique é jornalista formado pela UFSM, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, ativista pelos direitos humanos e vice-presidente da Liga Humanista Secular do Brasil (LiHS).
Marília Denardin Budó. É jornalista e advogada formada pela UFSM, mestra pela UFSC e doutora na UFPR. Atua na área de criminologia e, atualmente, é professora do IMED (Instituto Meridional), em Passo Fundo, e da UNIFRA.
Movimento Santa Maria do Luto à Luta. Coletivo organizado e impulsionado por familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia na Boate Kiss.